Primeiramente você deve entender as razoes que fazem você comer fome, ansiedade, tristeza compulsão, necessidade?
Muitas vezes confundimos fome real com necessidade de comer algo para nos sentirmos melhor. Quero que você faça isso comigo. Vou escrever 3 razões que me fazem comer como exemplo, tristeza, vontade ou canseira.
Façam a mesma coisa, notem tudo, vocês irão perceber os sentimentos que fazem vc comer em excesso e depois se frustrarem.
Quando aprendemos a identificar os sentimentos que nos fazem comer descontroladamente começamos a pensar antes da ação e com isso aprendemos a lidar com nossos sentimentos, como ansiedade e compulsão alimentar.
Muitas vezes ouço depoimentos de pacientes, como esses
“Se eu tinha algo importante no trabalho, uma reunião ou algo que me sentisse pressionada, ficava tão nervosa que devorava tudo que via pela frente no dia anterior.”
Sentimentos assim são comuns e acontecem principalmente na parte da noite, são nesses momentos que atacamos a geladeira e acabamos nos sentindo ainda piores depois. Comemos sem fome o que pode causar danos físicos e emocionais.
E natural em festas casamentos, aniversários enfiarmos o pé na jaca, e comermos tudo que temos vontade porem no outro dia devemos voltar a rotina alimentar que fara realmente bem e nos trará auto estima e qualidade de vida.
Quero que vc aprenda agora a identificar se sua compulsão esta se tornando grave, vários ataques durante a semana, com excesso de comilança ao ponto de se sentir mal ou ate causar vomito já e um sinal de alerta. Aprenda a se observar, idênticar seus pontos fracos e fortes.
Muitas pessoas que sofrem de episódios constantes de gula, compulsão sofrem de depressão, tem baixa tolerância a frustrações tem dificuldade em lidar com perdas e mudanças. Além de comer muito ainda se sentem angustiadas e fracas. Pense em como vc se sentira quando começar a se ver vencendo esses episódios e voltando a se amar.
Note que quando vc come por compulsão os alimentos escolhidos e tornam objetivo de fuga, literalmente vc come para não pensar nos problemas ou para ter conforto naquele momento.
Pense nisso, quando a comida se torna algo que não e só o meio de se alimentar e sinal que vc esta usando sua alimentação para tratar angustias e não sua fome.
Consequentemente toda vez que vc esta triste ou ansioso vc volta a comer o mesmo tipo de alimento pelo engano de achar que eles te ajudam a relaxar. Sendo que e o contrario cada vez que vc faz isso vc se torna dependente de algo que só esta lhe fazendo mal, vc se orna viciado em alimentos que não te causam benefícios nenhum.
O que eu queria que vc entenda a partir de agora que seu grande tratamento será a reeducação alimentar. Após todas as dietas que você já fez, vc fara sua reeducação alimentar, incluirá alimentos saudáveis, aprendera a cuidar de você e de sua saúde e com isso a compulsão se tornara parte do seu passado.
Quero que vc entenda que muitas vezes terá que pedir ajuda sua família e seus amigos devem fazer parte desse processo do seu tratamento, eles irão te ajudar a partir do momento que entenderem a importância disso para vc. Para isso dar certo a dinâmica familiar devera mudar incluir hábitos saudáveis no seu ciclo familiar e social durante seu tratamento te farão ter ainda mais sucesso.
Para finalizar entenda que seu corpo e uma dadiva e vc se tornara feliz e realizado cuidando dele, entendendo suas limitações, mas reconhecendo que você é a arma mais poderosa para lidar com qualquer frustação cabeça.

