Falar da Trajetória do Karatê no Brasil, não tem como não falar no Professor Aparecido Divino de Lima, mais conhecido como “Cidão”. Nótavel atleta e professor, competindo até os 50 anos em níveis altíssimos, contribuindo também para o desenvolvimento do Karatê paulista e brasileiro.
O professor Cidão formou centenas de alunos faixas pretas e destacou grandes atletas no cenário paulista, brasileiro e mundial, tendo como destaque, nomes como: Miriam Harui Kaneshiru ( Campeã paulista e brasileira), Luciana Yamamoto , Edi Yasida ( faixa preta – 3 grau pela liga nacional. ), Alessandro Oliveira Aguiar ( Le do filme) ,Sergio Vieira ( Atleta da seleção paulista 2 grau- faixa preta) , O casal da Jovem Pan Alessandro Dassi( faixa preta) e esposa Joice de Melo Dasi( faixa verde – 1 grau) , Silvio Henrique da Silva , seu filho Sanderson Ribeiro de Lima (Faixa preta 6º dan – Campeão paulista, Campeão Panaramericano nos Estados Unidos e Vice campeão mundial de Jonesburgo, na qual “Cidão foi técnico)., entre muitos outros…
Aparecido começou a treinar Karate desde os 7 anos de idade com seu mestre NAGASHI e em 1970, onde ele fez o tiro de Guerra, foi possível conheceu mais profundamente a cultura do Karatê através de japoneses que moravam na cidade.
Sua história como professor começou em 1973, mas foi em 1978 que ele abriu sua primeira academia de Karatê com Milton Sadao Saito, no fundo da sapataria Caetés, onde perdurou por 8 anos, época que foi transferida para outro local. No ano de 1988, ele conquistou a faixa preta pela confederação brasileira de pugilismo – certificado especial de Karatê.
Como atleta ele foi por vários anos, campeão paulista de KARATÊ e chegou a ser campeão brasileiro. Cidão também competiu internacionalmente em CUBA, na cidade de Moncado e também foi campeão. Ele também participou da fundação da UKI de TAKASHI SHIMO ( União de karatê do Interior) e da confederação Paulista de Karatê.
Cidão aprofundou o seu conhecimento e estilo de Karatê e teve outros professores ,como: Sensei Shinzato e Jui sagara, no qual definiu seu estilo com o Shotokan, um dos estilos mais praticados no mundo atualmente, e um dos mais tradicionais também.