4 de fevereiro, 2025 11:05
Search
Close this search box.

“INSITUTO LUIZ BERTAZZONI DE ARTES E CULTURA CRIA PRÊMIO “MESTRES DA CULTURA TRADICIONAL DE TUPÃ E REGIÃO.

O Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, ampliando suas atividades,  cria o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região”.

O pontapé inicial se deu com o início das discussões para a criação do Sistema Municipal de Cultura, no ano de 2008 quando, o então, vereador Luís Carlos Sanches, reuniu a classe artística e cultural em grandes conferências, o que resultou na criação da Lei “Cidinha Faleiros”, Lei Ordinária nº 4.560 de 23 de outubro de 2011.

Já em seu artigo 1º, inciso VIII a lei cita um objetivo muito importante que é: “Fortalecer as identidades locais, através do incentivo à criação, produção, pesquisa, difusão e PRESERVAÇÃO das manifestações culturais.”. E completa, em seu inciso XI, outro objetivo primordial: “Levantar, divulgar e PRESERVAR o patrimônio cultural do município e as memórias, materiais e imateriais da comunidade e do Município.”.

“A ideia da criação desse prêmio nasceu como uma necessidade do Instituto Luiz Bertazzoni continuar colaborando, de forma ativa, com o desenvolvimento das políticas públicas culturais e auxiliando, incentivando, valorizando e ajudando a preservar a produção cultural e artística do município.”. Explicou Charles dos Passos, Presidente do Instituto.

“Baseado nessa lei, o Instituto Luiz bertazzoni criou o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” que tem como objetivo principal, justamente a PRESERVAÇÃO das culturas tradicionais da nossa cidade. O prêmio institui uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição popular em diálogo com a comunidade, para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo tupãense por meio de reconhecimento político, econômico e sócio cultural daquelas pessoas consideradas Mestres de tradição popular.

Neste sentido, o prêmio é parte integrante das estratégias de ação prevista no Plano Nacional de Cultura e do Plano Municipal de Políticas Culturais que propõe a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais, por meios de mecanismos de reconhecimento formal dos mestres populares e leis específicas, bolsas de auxílio, integração com o sistema de ensino formal, estudo e sistematização de pedagogias e circulação de seus saberes e fazeres.

Os objetivos da criação do Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” e suas ações também estão amparados pelo artigo 216 da Constituição Federal de 1988.”. Continuou Charles.

As regras e condições para a participação dos interessados estão sendo definidas pela Diretoria do Instituto Luiz Bertazzoni e, em breve, serão divulgadas em Edital competente.

É certo que todo e qualquer fazedor, mantenedor, conhecedor de saberes e fazeres tradicionais, poderá participar nas mais variadas vertentes, tais como: Rituais e festas tradicionais; Capoeira; Músicas, cantos e danças; Narrativas simbólicas, histórias e outras narrativas orais; Educação e processos próprios de transmissão de conhecimentos; Medicina popular; Culinária; Literatura; Contos; Arquitetura; Manejo, plantio e coleta de recursos naturais; Jogos e brincadeiras; Arte, produção material e artesanato; Desenhos, grafismos, xilogravuras e outras formas de expressão simbólica; Textos escritos; Teatro e histórias encenadas; Audiovisual, CDs, cinema, e etc.

“Haverá premiação em dinheiro, entretanto o mais importante é que o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” tem por objeto identificar, registrar, divulgar, fomentar as manifestações culturais tradicionais, e certificar, titularizando os Mestres da Cultura Tradicional de Tupã. Contribuindo para a proteção, preservação e a transmissão dos saberes e fazeres.” Finalizou o Presidente.

Com isso, o Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, mais uma vez, age como protagonista de ações concretas para contribuir com a preservação e continuidade das culturas tradicionais e com a consolidação das políticas públicas voltadas à cultura de nossa cidade.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Não use saliva na relação se.xual

Primeiramente, a saliva não é um lubrificante. Para que você possa ter conforto e uma experiência maravilhosa durante a relação, o ideal é usar lubrificante íntimo. Apesar de existir vários tipos no mercado sensual, somente uma consultora especializada consegue identificar qual será o melhor produto para você e sua parceria.

Festa de Reis reúne grande público no espaço “Zé Pretinho”

Evento tradicional recebeu elogios da população Realizada pela Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Cultura, a Folia de Reis reuniu grande público. O evento, que aconteceu no Espaço Cultural “José Anselmo Filho – Zé Pretinho”, neste domingo (5), marca uma tradição cultural e religiosa e recebeu elogios da população.

SOCIAL BY MARO VIANA

“Paula Carneiro Gonçalves Pontelli, nossa ilustre Primeira-Dama do município, empresária de sucesso e referência de dedicação, assume com excelência a pasta de Promoção Social, colocando o bem-estar dos munícipes em mãos extremamente competentes.” Joice Berni é, de fato, uma figura inspiradora e um marco na história de Tupã como vice-prefeita.

Folia de Reis: Uma Tradição que Celebra Fé e Cultura Popular

A Prefeitura Municipal da Estancia Turística de Tupã anuncia um grande evento de fé popular para este domingo dia 05 de janeiro 2025,  o  Secretário Municipal de Cultura, Luís Carlos dos Passos Sanches, reforça a importância da participação popular, e atendendo a um pedido do Prefeito Municipal Renan Pontelli, que

Noite Mágica Marca o Réveillon de Euphoria

Uma noite memorável, repleta de grandes amigos, elegância e estilo, marcou o Réveillon de Euphoria. A volta triunfal da Noite Tupiniquim, com cinco atrações imperdíveis e dois palcos, reinou absoluta, conquistando o público com energia contagiante. O evento reuniu gente fina, elegante e muito bem-vestida, criando uma atmosfera mágica para a

Posse Prefeito Tupã

O Teatro Municipal de Tupã se tornou pequeno para a multidão que compareceu à cerimônia de posse do novo prefeito municipal, Renan Pontelli, e da vice-prefeita Joice Berni. O evento, realizado em clima de grande expectativa e entusiasmo, marcou o início de uma nova gestão na cidade e reuniu lideranças