Definir qual é o piso adequado para a obra de uma casa ou ambiente de trabalho pode ser uma tarefa difícil. Existem diversas opções disponíveis no mercado, que variam de modelo, cores, materiais e texturas. Então qual piso escolher? Porcelanato, Piso Vinílico ou Piso Laminado?
A resposta depende do gosto pessoal do cliente e, principalmente, do ambiente onde o piso será instalado.
Para te ajudar a selecionar o piso que mais se adequa ao seu caso, vamos destacar três opções que vem fazendo sucesso na área da construção civil: o laminado, porcelanato e vinílico.
Piso Laminado : O piso laminado é composto por painéis de fibra de madeira e oferece conforto térmico nos cômodos interiores da casa, como quarto e sala. Aos que gostam do aspecto estético de madeira, é a opção ideal.
Sua instalação é rápida e descomplicada, além de o material ser de manutenção simples. A limpeza deve ser feita por feltro e produtos neutros. O piso laminado não é tão indicado para pessoas que possuem animais de estimação, por causa da dificuldade de higienização desse tipo de superfície.
O valor de investimento é mais baixo que outros materiais, quando comparado ao vinílico ou a madeira, mas o resultado é basicamente o mesmo. Dentre as desvantagens é válido citar que o piso não pode ser lavado, devido à baixa resistência à água. O contato frequente com o sol pode danificar a peça e ela também não possui a melhor acústica.

Porcelanato
Composto por porcelana e minerais específicos, é um material pouco poroso; logo, não absorve tanta água. O porcelanato oferece resistência, versatilidade e duração, sendo uma das melhores opções em relação aos outros pisos.
O mercado disponibiliza vários modelos, a gosto do freguês, como o porcelanato polido, acetinado, rústico e esmaltado. Todos possuem fácil limpeza e, para a manutenção, deve-se apenas evitar a cera.
A instalação é bem rápida. Muito versátil, o porcelanato pode ser utilizado no chão ou em bancadas e pias de banheiros ou cozinhas. Contudo, seu preço de mercado é um pouco mais elevado que os outros materiais e, por não apresentar conforto térmico, melhor não utilizá-lo em ambientes frios.

Vinílico
Popularmente chamado de PVC, o piso vinílico é feito de plásticos reciclados. Pode ser encontrado na versão de placa, manta ou régua.
O PVC apresenta praticidade e simplicidade tanto na instalação, que só utiliza uma cola, quanto na limpeza, sendo necessário apenas um pano úmido com produto adequado.
Pode ser utilizado em diferentes ambientes, independente da umidade. A única exceção é dentro do box do banheiro. Nos outros lugares, não existe o risco de estufar ou descolar o piso em caso de contato com a água.
Tem um bom desempenho em relação à acústica e conforto térmico, é antialérgico, não mancha e impossibilita a ação de traças ou cupins. Ideal para cômodos com crianças e pets.